- FutVitória
- Romarinho livre para jogar: Ex-Corinthians e Vitória busca novo time após fim de punição por doping
Romarinho livre para jogar: Ex-Corinthians e Vitória busca novo time após fim de punição por doping
Por Redação FutVitória em 22/01/2026 18:04
O atacante Romarinho, conhecido por sua passagem pelo Corinthians e mais recentemente pelo Vitória, encontra-se em uma nova fase em sua carreira. Após deixar o clube baiano em 2025, o jogador de 35 anos ainda não definiu seu futuro profissional. Sua ausência nos gramados não se deve à falta de interessados, mas sim a uma suspensão por doping que agora foi superada.
Romarinho e a Suspensão por Doping
A questão que impediu Romarinho de atuar se originou em 2025, quando ele defendia o Neom, da Arábia Saudita. Na ocasião, o jogador foi pego em um exame antidoping. Inicialmente, a punição era restrita ao território saudita, o que permitiu sua transferência para o Al-Rayyan, do Catar, e posteriormente para o Vitória .
Conforme apurado por nossa reportagem junto à equipe do atleta, a substância detectada provinha de um medicamento utilizado para fins de fertilidade, visto que Romarinho buscava ter um segundo filho. No entanto, em outubro do ano passado, a sanção ganhou validade global, impedindo sua permanência no Vitória . O clube baiano, à época, anunciou a rescisão contratual de forma consensual, encerrando uma breve passagem de três meses e cinco jogos.
O Vitória e a Rescisão Contratual
Naquele momento, o Esporte Clube Vitória emitiu um comunicado oficial: "O Esporte Clube Vitória comunica a rescisão contratual do atacante Romarinho. Clube e jogador entraram em consenso sobre o término do contrato motivado por assunto de interesse pessoal do atleta. O Vitória agradece pelo profissionalismo e dedicação, e desejamos sucesso na sequência da sua carreira".
Em contato com o Vitória , o clube negou ter conhecimento prévio da suspensão por doping do jogador. Em contrapartida, o staff de Romarinho sustenta que o clube estava ciente do risco de uma punição, mas confiava na baixa probabilidade de sua extensão global. A informação sobre o caso foi primeiramente divulgada pelo jornalista Marcelo Braga.
Chegada ao Vitória e a Influência de Carille
Romarinho chegou ao Vitória em julho de 2025, a pedido do então treinador Fábio Carille, com quem já havia trabalhado no Corinthians e no Al-Ittihad. Foi o reforço de maior destaque da temporada para a equipe rubro-negra, e a torcida escolheu, por meio de enquete, o número 7 para sua camisa, em homenagem a Bebeto.
Após um período de recondicionamento físico, sua estreia ocorreu contra o São Paulo, no Morumbis, em agosto. Contudo, o desempenho do atacante com a camisa rubro-negra não atendeu às expectativas, e ele deixou o clube após jogar apenas 121 minutos.
Em dezembro de 2025, o então diretor de futebol do Vitória , Gustavo Vieira, em entrevista ao ge, atribuiu a saída rápida de Romarinho à demissão de Fábio Carille no final de agosto daquele ano. "A chegada de Romarinho coincidiu com a chegada de Fábio Carille. É normal que os treinadores cheguem e queiram colocar suas demandas, e o Romarinho foi uma colocação de Fábio Carille. O clube ficou um pouco reticente, mas é comum entrar nessas tratativas. Raminho chegou muito influenciado por Carille, e a partir da saída de Carille, fomos muito rápidos para entender qual era o caminho de Romarinho. Em resumo, foi uma iniciativa organizada junto com Carille, e à medida que Carille não estava mais aqui, resolvemos o mais rápido possível, e com menos trauma possível", declarou.
Panorama Atual e Futuro de Romarinho
Livre para atuar desde fevereiro deste ano, Romarinho está aberto a novas propostas. Sua trajetória no Brasil é marcada por conquistas significativas com o Corinthians, incluindo os títulos do Mundial e da Libertadores. Ele também teve passagens por Bragantino, São Bernardo e Desportivo Brasil.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros